Se a Candelária* chora, está o Inverno fora, se a Candelária está a rir, está o Inverno para vir.
*Candelária – 2 de Fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias
A Igreja celebra no dia de hoje a festa de Nossa Senhora das Candeias e o percurso d’ Esta com o Seu Menino até ao Templo. Jesus, apresentado a Deus no templo de Jerusalém, representa a Luz que afastou as trevas do mundo e oferece aos homens a fonte da verdadeira Alegria e única Esperança.
Este dia, também denominado de Purificação de Nossa Senhora (Purificação da Santíssima Virgem e da Apresentação do Menino Jesus no Templo) faz-nos recordar a Lei mosaica: a mulher que tivesse um filho varão, primogénito, consagraria este a Deus. Para a mãe poder ficar com ele, para “resgatá-lo”, tinha de ir ao Templo fazer uma oferta. As pessoas pobres, como José e Maria, ofereciam rolas ou pombinhas. Também era necessário aguardar 4o dias, tempo necessário para a mulher ficar pura, após o parto. Com efeito, após ter o filho, a mulher daquele tempo era considerada “impura” durante aquele lapso de tempo.
Em consonância com aquilo que Jesus afirmou – “ Eu sou a Luz do Mundo” - Nossa Senhora transportava essa mesma Luz do Mundo… Como hoje nós já não podemos levar o Menino Jesus ao colo, transportamos uma vela, que significa essa mesma Luz de Jesus Cristo. Quando deixamos uma vela acesa na Igreja, tal significa que, embora não estejamos presentes fisicamente, estamos contudo presentes em espírito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário