17 de dez. de 2009

"As andanças do senhor Fortes" de António Mota pela turma C

Era uma vez um senhor chamado Fortes que vivia numa cidade. Ele tinha uma mala castanha e pesada onde guardava coisas finas e delicadas. Um dia, cansado da cidade, do fumo, do barulho dos carros e de não conseguir vender nada, decidiu ir para uma aldeia tentar ter uma vida melhor.

Após mais de quatro horas de viagem, o senhor Fortes chegou a Loivos. Era uma aldeia com caminhos esburacados, onde não havia trânsito nenhum. De repente, ouviu umas campainhas que lhe faziam lembrar meninos a fazer corridas de bicicleta. Mas estava enganado, era o barulho dos chocalhos de um rebanho. Chamou o pastor e foi ter com ele. Falaram sobre as suas vidas e, como estava a ficar tarde, recolheram os animais e foram para casa do pastor Arnaldo.

O senhor Fortes ficou muito admirado por ter entrado com eles na casa uma das cabras. Era a cabra Ricardina. O pastor Arnaldo contou-lhe o que ela fazia e depois de terem comido, ele pegou na sua flauta mágica e a cabrinha começou a dançar. O senhor Fortes gostou imenso e bateu muitas palmas. Depois foram dormir.

Os dias foram passando e eles ficaram muito amigos. Mas o senhor Fortes estava a ficar farto daquele silêncio todo da aldeia. Sentia falta de ver muitas pessoas e do barulho da cidade e convidou o seu amigo Arnaldo a deixar a aldeia e ir com ele.

Partiram os dois com a cabra Ricardina para a Vila dos Carvalhos Velhos porque lá havia uma grande festa onde iam muitas pessoas. Assim, podiam ganhar dinheiro fazendo o espectáculo com a cabra Ricardina e vendendo as peças finas e delicadas do senhor Fortes.

Quem não gostou do espectáculo foi o senhor Benjamim, porque começou a perder clientes. Foi falar com os artistas e convidou-os para fazerem parte da sua companhia de circo. Eles aceitaram e puderam, deste modo, ganhar dinheiro, andar de terra em terra até chegarem a Vila do Conde para o pastor Arnaldo poder finalmente conhecer o mar.

15 de dez. de 2009


Ilustrado por Fábio

Desejamos um Feliz Natal para todos aqueles que nos visitam e nos mimam com os seus tão simpáticos comentários, com aquelas palavras que nos dão alento e incentivo para continuar a publicar os nossos trabalhinhos.

Podem ouvir a nossa selecção de músicas de Natal
AQUI

Quadras de Natal

O Menino Jesus
Nasceu em Belém
Numa linda cabaninha
Que São José tem.

Numa noite fria
Estamos nós à lareira,
Esperando que o Pai Natal traga
As prendas à nossa beira.

Margarida


É noite de Natal,
Vou pôr uma meia na chaminé
O Pai Natal quando vier,
Vou ver se estou a pé.

Vou ver se estou a pé,
Para o ver chegar.
Se ele não vier,
Para o ano vai ter que pagar.

É noite de Natal,
Bolo-rei vou provar,
A quem a fava calhar,
Este ano vai ter de pagar.

Marco


Nesta noite de natal
Desceste pela chaminé
E puseste a prenda de natal
Na minha bota, onde vou meter o pé.

Liliana Sá

3 de dez. de 2009

PROVÉRBIOS POPULARES - DEZEMBRO

Dezembro com Junho ao desafio, traz Janeiro frio.
Dezembro frio, calor no estilo.
Em Dezembro, treme de frio cada membro.
Nem em Agosto caminhar, nem em Dezembro marear.
Nuvens em Setembro, chuva em Novembro e neve em Dezembro.
Descansa em Dezembro para trabalhares em Janeiro.
Dezembro quer lenha no lar.
Em Dezembro a chuva e em Agosto a uva.
Em Dezembro lenha e dorme.
Dezembro molhado, Janeiro geado.
Dezembro ou seca as fontes ou levanta as pontes.
Em Dezembro ande o frio por onde andar, pelo Natal há-de chegar.
Em Dezembro descansa, em Janeiro trabalha.
Em Dezembro quem vareja antes do Natal, deixa azeite no olival.
Em Dezembro, dos Santos ao Natal é Inverno natural.
Não há em Dezembro valente que não trema.

Marco, Margarida e Miguel

30 de nov. de 2009

Oscar Wilde



Oscar Fingall O'Flahertie Wills Wilde nasceu na capital irlandesa, Dublin, em 16 de Outubro de 1854. Foi poeta e escritor. Escreveu também contos infantis.
Nós lemos duas histórias escritas por ele: O Gigante Egoísta e O Príncipe Feliz.
Faz hoje, dia 30 de Novembro, 109 anos que ele morreu.


Click to play this Smilebox photobook: PNL - O Gigante Egoísta
Create your own photobook - Powered by Smilebox
Make a Smilebox photobook

20 de nov. de 2009

17 de Novembro - Dia do Não Fumador


Ilustração Filipa

O dia do não fumador é muito importante para as pessoas que fumam, para ver se deixam de fumar. Temos de ter muito cuidado com o tabaco porque o fumo do tabaco faz mal aos pulmões. Nós podemos morrer de doenças relacionadas com o tabaco. Por isso, temos de ter muito cuidado com o tabaco. Há pessoas menores de idade que fumam para se armarem em grandes.
Ana Augusta

Dia 17 de Novembro é o dia do não fumador e nós no C.A.T.L. vimos um filme sobre o tabaco. Aprendemos que não se deve fumar e que não devemos estar à beira das pessoas que fumam. Também aprendemos que os pulmões ficam todos pretos com o fumo do cigarro.Quem fuma a primeira vez fica viciado e não vai viver muito tempo. Fumar mata!
Luis

O tabaco é fatal para quem fuma e para quem está ao lado do fumador. O tabaco prejudica a saúde e pode levar à morte. O tabaco é tão mau que pode fazer com que a pessoa viva menos 10 anos. É por isso que tantas pessoas morrem cedo.
A nicotina faz com que o fumador se vicie e depois não consiga sair desse ciclo vicioso. Alertamos para nem sequer experimentar. O tabaco causa muitas doenças como: cancro dos pulmões, bronquite, asma e doenças do coração.
Liliana Sá

13 de nov. de 2009

O nosso magusto



Ontem, dia 11 de Novembro, foi o dia de São Martinho e nós festejámos no M.A.R.C.A. à beira do infantário.
Passado algum tempo, ficámos à volta de uma fogueira, muito quentinha, para assar as castanhas. Eu quando estava desatenta a falar com os meus colegas, caíram-me as castanhas, CATRAPUM!!, e todos se riram.
Quando a fogueira já se tinha apagado toda a gente se foi enfarruscar. Ficámos todos pretos. Foi muito giro, mas o tempo passou a voar.
Foi um dia inesquecível.
Liliana Sá

Nós fomos ao campo do M.A.R.C.A. comer muito castanhas. Fizemos uma roda à volta da fogueira para ver se elas estavam prontas. A dona Paula e a professora Manuela estavam a virar as castanhas com um pau. Depois os meus amigos ficaram com a cara pintada de preto. O meu professor também estava com dois risquinhos. Eu gostei muito.
Ana Rita

O magusto é uma festa que se realiza no dia 11 de Novembro e que também é o dia de S. Martinho. Eu festejei este dia na escola com os meus colegas do primeiro ciclo. Fomos fazer um magusto no campo de futebol do M.A.R.C.A.. Fizemos uma fogueira com pinhas e faúlhas para assar as castanhas. Enquanto as castanhas assavam, nós cantámos e brincámos. Quando as castanhas já estavam prontas metemos num cartucho feito de jornal que a professora Anabela fez. Quando a fogueira apagou, enfarruscamos a cara de preto.
Eu gostei muito deste dia.
Ana Beatriz



2 de nov. de 2009

PROVÉRBIOS POPULARES - NOVEMBRO

Cava fundo em Novembro, para plantares em Janeiro.
Em Novembro chuva, frio e sol e deixa o resto.
Em Novembro, S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
Em Novembro, S. Martinho vai à adega e prova o vinho.
Em Novembro se queres pasmar teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.
Novembro à porta, geada na horta.
Novembro é quente no começo e frio no fim.
Novembro pelo S. Martinho, comem-se as castanhas e prova-se o vinho.
Novembro pelo S. Martinho, mata teu porco e bebe teu vinho.
Novembro pelo S. Martinho, nem nado, nem cabecinho.
Novembro pelo S. Martinho, prova o teu vinho; ao cabo de um ano já te não faz dano.
Novembro pelo S. Martinho, semeia fava e linho.
Novembro pelo S. Martinho, semeia o teu cebolinho.
Novembro pelos Santos, neve nos campos.
Novembro põe tudo a secar, pode o sol não tornar.

Liliana Sá

29 de out. de 2009

A Feira das Colheitas na Nossa Escola II

Ontem na minha escola foi o dia da Feira das Colheitas. Eu vi a Ana, A Beatriz, a Margarida, o Carlos, o Gonçalo, o Miguel, etc. Comprei uma bolsa, uma camisola para mim e outra para a minha irmã e uma compota de abóbora. Daí a nada, quando as manas me chamaram para ir vestir, eu estava a brincar com a Ana e com a Beatriz. A minha mãe trouxe clarinhas para vender. Gostei muito da feirinha, só não gostei da parte em que a minha irmã ganhou febre e eu caí e esfarrapei a mão, o joelho, a barriga e rasguei as calças. Gostei muito deste dia
Liliana Sá

Ontem, eu fui à Feira das Colheitas e fui ver os animais. Nós fomos cantar e vestimos uma gravata. Eu brinquei com o Gonçalo. Depois fui comer com os meus pais a casa. À tarde voltámos pra ver os ranchos. Eu gostei muito da Feira das Colheitas.
João Pedro

No dia 25 de Outubro realizou-se na E.B.I. de Vila Cova a Feira das Colheitas. Lá vi que as salas estavam todas decoradas. A minha sala, que é a 7 estava decorada de linho. Comprei o meu azulejo e a minha colher de pau. Brinquei com o Marco, o Gonçalo, o Leandro, a Andreia, a Filipa, a Ana Augusta e a Liliana Patrícia. Gostei muito da Banda do Galo de Barcelos. Não gostei mesmo nada de ir embora.
Margarida

Na Feira das Colheitas, eu vi o professor que me disse para eu ir procurar o meu azulejo. Eu vi passarinhos e coelhinhos. Estive com as minhas colegas Liliana Sá e Beatriz. Eu gostei da Feira das Colheitas.
Ana Rita

No dia 25 de Outubro de 2009 realizou-se na minha escola a Feira das Colheitas. Vi dois patos, coelhos e galinhas. Vi o Gonçalo, o Marco, o Simão, o Carlos, a Beatriz, o Leandro,... Comprei o meu azulejo e a colher de pau que fiz na sala com o professor. Brinquei com o Daniel e estive também com o Gonçalo. Gostei muito de ver os animais.
Miguel

27 de out. de 2009

A Feira das Colheitas na Nossa Escola

A Feira das Colheitas realizou-se na escola no domingo dia 25 de Outubro. Eu fui à escola para cantar com os colegas da minha turma. A minha mãe foi a casa dar de comer ao meu irmão, mas eu e o meu pai almoçámos na cantina da escola e comemos feijoada. Achei que estava muito boa e bebi ice tea. Depois fui para o campo brincar com os meus amigos. Vi o Luís com a mãe dele e só fui embora às 18h. Gostei muito.
Marco

No dia 25 de Outubro realizou-se na minha escola uma festa. Eu vi muita gente: o meu professor, a Dona Paula e as empregadas todas. Também assisti à actuação da Banda do Galo de Barcelos. A minha mãe comprou um bolo de chocolate, queques de chocolate e um bolo de laranja. Eu vesti por cima da minha roupa uma saia tipo ballet e uma flor no cabelo para ir cantar. Eu estive com os meus amigos, o meu primo Nuno, com a professora Cristina e o professor Avelino. Eu gostei mais de cantar e da Banda do Galo. eu gostei de tudo. Adorei este dia nunca irei esquecer estes momentos.
Liliana P.

A Feira das Colheitas realizou-se na minha escola no dia 25 de Outubro. Eu vi muitos coelhos e galos. Também vi tapetes de penas de galinhas ou de galos. Vi a actuação da Banda do Galo de Barcelos. No bar estavam pessoas a dançar. Eu comprei a colher de pau que fiz e também comprei um bolo de ananás, um pratinho de queijadinhas e um saco de toalhas. Brinquei com a minha mãe e gostei muito de tudo. Só não gostei nada ter de ir embora.
Inês

No dia 25 de Outubro realizou-se uma grande festa na minha escola. Cheguei à escola às 9h da manhã, encontrei as minhas amigas e brinquei muito. Comprei a minha colher de pau e o meu azulejo. Às 11h fomos cantar e depois fui para casa almoçar. Depois vim outra vez para a escola e esperei que o rancho acabasse a sua actuação. Enquanto eles actuavam, eu fui para uma sala com as minhas amigas do grupo para perdermos os nervos. Estávamos muito nervosos. Fui tocar e quando acabei fui arrumar o meu cavaquinho. Fui ter com os meus pais e eles estavam muito orgulhosos de mim e eu estava muito contente. No final do sorteio fui embora. Gostei muito da Feira das Colheitas.
Ana Augusta



A Feira das Colheitas realizou-se no dia 25 de Outubro, que foi no domingo. Eu vi coelhos, galinhas, patos ou patas e pássaros. Também vi roupa a vender, uma banda de música a actuar e vi o sorteio. Eu comprei o azulejo que fiz na sala e mais nada. Também cantei e brinquei com os meus amigos Leandro e Marco. Nós jogámos às escondidas. Eu gostei muito da Feira das Colheitas.
Gonçalo


No dia 25 de Outubro realizou-se na minha escola a Feira das Colheitas. Às 10h actuou a Banda do Galo de Barcelos. Enquanto eles tocavam, nós ensaiava-mos dentro da sala do 2.º ano e também fomos vestir. Depois fui um bocado lá para baixo para a sala do professor Alfredo e vi a exposição de alfaias agrícolas. Havia lá um carro de bois e a seguir fomos cantar. No final, eu e a minha família compramos uma garrafa de vinho. Eu brinquei com a Ana Augusta e a seguir fomos embora. Eu gostei muito e tive pena não voltar lá depois do almoço.
Lara

14 de out. de 2009

Caça ao Tesouro


O baú da Margarida que contém o tesouro tem um segredo para abrir formado por três algarismos:
No seu mapa do tesouro diz:
- É um número inferior a 5 centenas.
- O algarismo das dezenas vale meia dezena.
- Este número é superior a 4 centenas, cujo algarismo das unidades vale meia dúzia.

O baú do Leandro que contém o tesouro tem um segredo para abrir formado por três algarismos:
No mapa do tesouro diz:
- Trata-se de um número superior a 1 centena.
- O algarismo das dezenas vale meia dúzia.
- É um número inferior a 2 centenas, cujo algarismo das unidades vale meia dezena.

1 de out. de 2009

Provérbios - Outubro

Em Outubro sê prudente: guarda pão, guarda semente.
Em Outubro, o fogo ao rubro.
Em Outubro, paga tudo.
Logo que Outubro venha, procura a lenha.
Outubro meio chuvoso, torna o lavrador venturoso.
Outubro quente traz o diabo no ventre.
Outubro suão, negaças de Verão.
Quando Outubro for erveiro, guarda para Março o palheiro.
Se em Outubro te sentires gelado, lembra-te do gado.
Simão (Outubro) favas no chão.

Recolha dos provérbios realizada pela Liliana Sá

28 de set. de 2009

A viagem do sangue

Ilustração da Margarida


1.º O sangue sai puro do coração e vai pelas artérias percorrer o corpo todo.
2.º No regresso viaja pelas veias e recolhe as impurezas.
3.º Antes de chegar ao coração passa pelos rins e fígado para filtrar essas impurezas.
4.º Volta ao coração e termina a grande circulação, mas a viagem ainda não acabou.
5.º O sangue vai para os pulmões, para ser purificado, dando início à pequena circulação.
6.º Nos pulmões, o sangue descarrega o dióxido de carbono e recebe o oxigénio.
7.º O sangue, agora puro, volta ao coração e está pronto para fazer outra viagem.

25 de set. de 2009

A chegada do Outono


Ilustração colectiva (Ana Rita, Luís, Miguel, Andreia, Marco, Lara, João Pedro e Inês)

No Outono, as folhas caiem das árvores. O chão fica cheio de folhas coloridas. Também vou brincar muito com os meus colegas e com os meus primos. Vamos ver as folhas cairem e podemos fazer muitos desenhos e colar as folhas.
Beatriz

O Outono é uma estação do ano muito bonita, porque podemos comer castanhas assadas, que são muito boas. As folhas das árvores secam e caiem no chão. Na festa de S. Martinho comemos castanhas assadas. Na chegada do Outono, as andorinhas vão-se embora.
Gonçalo

No Outono, as andorinhas vão para lugares quentes, porque fica frio. Também se assam castanhas, a paisagem muda de cor, as folhas ficam amareladas. No Outono, as famílias juntam-se e comem castanhas assadas.
Margarida



<a href="http://listenandlearn.bandcamp.com/track/all-about-autumn">All About Autumn by Listen &amp; Learn Music</a>

Nós também gostamos desta música em inglês sobre o Outono e deixamos aqui a letra para a poderes acompanhar. Nós ouvimos e cantámos com o professor Rui, que é o nosso teacher de Inglês.

I want to tell you all about autumn,
That’s another name for fall.
It begins at the end of September,
When the days are short and the trees are tall.

Autumn is a time to change the clocks,
We fall an hour behind.
We get an extra hour to sleep at night,
‘Cause that’s what happens when we rewind.

CHORUS

Autumn is a time for Halloween,
Wearing costumes while we trick-or-treat.
Walking around our neighborhood,
Collecting so much candy to eat.

CHORUS

Autumn is a time for Thanksgiving,
Let’s be thankful for the food on our plate.
And all of the good things in our lives,
With our family, we celebrate.

CHORUS

24 de set. de 2009

A viagem do alimento

Ilustração da Ana Augusta


1.º O alimento entra na boca.
2.º A saliva e os dentes transformam o alimento numa papa (bolo alimentar).
3.º O bolo alimentar vai pelo esófago para o estômago com a ajuda da saliva.
4.º O estômago desfaz o bolo alimentar com os sucos gástricos, transformando-o num quimo (semelhante a uma sopa).
5.º O quimo passa para o intestino delgado, que o decompõe em nutrientes e resíduos.
6.º Os nutrientes entram no sangue para nos dar energia.
7.º Os resíduos vão para o intestino grosso e daí para o ânus, na forma de resíduo sólido a que se dá o nome de fezes.

22 de set. de 2009

A nossa freguesia

Vila Cova é uma freguesia do concelho de Barcelos com cerca de 13 km² de área e aproximadamente 2500 habitantes.

É uma das mais extensas freguesias do concelho de Barcelos, estendendo-se por mais de 1296 hectares. A freguesia distancia-se do centro urbano de Barcelos por dez quilómetros e aproximadamente oito de Esposende.

"A freguesia de Vila Cova tem vindo a constituir um foco de atracção em estratégia de planeamento, por se situar no centro geográfico de um vale que desce das vertentes a norte da freguesia dos Feitos até ao rio Cavado. E toda a rede viária rural deste extremo do concelho de Barcelos se interliga de forma radial a partir de Vila Cova para as freguesias vizinhas de Curvos, Vila Chã, Gemeses e Palmeira de Faro (concelho de Esposende), assim como para todas as confrontantes do concelho de Barcelos – Feitos a norte, Vilar do Monte e Creixomil a nascente, Perelhal a sul."

[Fonte: Site oficial de Vila Cova]

15 de set. de 2009

Em memória do Professor Hilário

Horário do Fim

morre-se nada
quando chega a vez

é só um solavanco
na estrada por onde já não vamos

morre-se tudo
quando não é o justo momento

e não é nunca
esse momento


Mia Couto
in "Raiz de Orvalho e Outros Poemas"

14 de set. de 2009

No dia em que eu nasci




No dia 11 de Setembro de 2001 dois aviões atingiram as torres gémeas, na cidade de Nova Iorque. Foi no dia em que eu nasci.
As torres tinham 419 metros de altura. Os bombeiros tentaram salvar as pessoas, mas não conseguiram. Os bombeiros deram a sua vida pelos os outros. As torres caíram e morreram 2752 pessoas.
Também outros aviões foram desviados neste dia, tendo um deles atingido o Pentágono.
Margarida


No dia 11 de Setembro de 2001, dia em que eu nasci, morreram milhares de pessoas.
Segundo eu pesquisei, vários terroristas disfarçaram-se de passageiros e mataram os pilotos para se apoderarem dos aviões. Foi horrível, pois as duas maiores torres da América foram completamente destruídas.Parecia o fim do mundo. É horrível só de pensar que tudo estava normal e dentro de segundos tantas pessoas perderam a vida e tantas famílias ficaram de luto. Foram autênticas bombas a disparar contra as grandes torres gémeas da América.
Fábio

10 de set. de 2009

Aos pais...

Eu tentei educar o meu filho com livros,
mas ele olhou para mim desconfiado.
Tentei ensiná-lo com palavras,
que muitas vezes não foram ouvidas.
Desesperado, gritei para quem pudesse ouvir:
“Como devo educar o meu filho?”
Na minha mão ele mesmo colocou a resposta:
“Vem – disse ele – brinca comigo”.

Este texto anónimo está à entrada do Museu da Criança em Nova Orleães, Luisiana, nos Estados Unidos da América

16 de jun. de 2009

Tony Melendez

Ontem, o professor mostrou-nos filmes que a mãe da Beatriz mandou para o e-mail da turma. O filme que eu mais gostei de ver foi o do Tony.

Ele é um senhor sem braços, mas conseguia fazer tudo. Guiava e até tocava guitarra com os pés. Nunca desistia só porque ficou sem braços. Continuava a sua vida. Eu fiquei muito admirada e gostei muito.

Ana Augusta


Podem ver o filme aqui

15 de jun. de 2009

Actividades da escola no youtube pela turma C

Eu no dia 11 de Junho estive a ver filmes das actividades da escola no youtube. Vi uma visita de estudo a um campo muito antigo e a feira das colheitas que se realizou no ano passado, ou seja, em 2008.

Liliana Sá

Actividades da escola no youtube pela turma C aqui

27 de mai. de 2009

Dia Internacional da Família


No dia Internacional da Família(15 de Maio), a minha mãe foi à minha sala ler um livro sobre a história do Menino e do Robot. A história falava de um menino que não tinha pais e era um robot, que tratava dele com muito carinho.

A minha mãe, também falou da família e como ela é importante. Eu e os meus amigos respondemos às perguntas que a minha mãe fez. Nós dissemos que a família é muito importante, porque nos dá amor carinho e amizade.

Beatriz

15 de mai. de 2009

Vamos Dar ao Pedal



Eu no dia 10 de Maio fui a uma festa na escola. Fui também dar um passeio de bicicleta e lanchei ao pé do rio. No fim desse passeio fui para a escola almoçar e comi feijoada. Depois comi um gelado e só fui embora no fim do sorteio.

Marco



Eu fui com a minha mãe à escola e vi o meu professor na bicicleta. Eu também vi a Margarida, o Marco, o Fábio e o Carlos. A bicicleta da Margarida era amarela. Fiquei na escola a fazer uma rosa em barro e também fiz pinturas.

Ana Rita





No passado domingo dia 10 de Maio, a minha escola organizou um passeio de B.T.T. pelas freguesias do Agrupamento. Para os mais pequenos, organizou outras actividades.

Eu fui com o meu pai andar de bicicleta. Gostei de fazer o percurso, pois passei por alguns sítios que não conhecia. Este passeio teve o nome de “Vamos dar ao pedal”. Quando chegámos tivemos um almoço na escola. Foi muito giro. Eu gostei de andar de bicicleta.

Margarida


No Domingo na escola E.B.I de Vila Cova havia um passeio de bicicleta.

Eu não fui porque fazia anos. Na escola também havia outras actividades e eu queria tanto ir… Fica para a próxima.

Luís



23 de abr. de 2009

Dia Mundial do Livro

A autora do livro "O Gato Pardo", Maria do Pilar Figueiredo, veio à nossa escola para falar connosco e apresentou o seu livro.
O Marco, o Leandro, a Maria, o Daniel e a Carina leram a história, que foi acompanhada de uma apresentação de desenhos feitos por todos os alunos do 1.º ciclo.

25 de mar. de 2009

O peixinho Nemo



A Mariana trouxe um peixinho que se chama Nemo. O peixinho está dentro de um aquário na sala de aula. Ele é muito bonito e é cor de laranja. É preciso dar um bocadinho de comer todos os dias, senão ele morre.
Eu também gostava de ter um aquário em casa com muitos peixinhos, mas só tenho uma tartaruga.

Ana Rita

18 de mar. de 2009

É já na sexta-feira


Integrado no Plano Anual de Actividades do 1.º Ciclo da EBI de Vila Cova, e no âmbito do projecto “Escola Promotora de Saúde”, irá realizar-se um “Rastreio ao Pé!” para os alunos da nossa escola. O rastreio é já no próximo dia 20 de Março a partir das 15 horas. Após o rastreio, pelas 19 horas, decorrerá no anfiteatro da escola uma palestra sobre o tema, dirigida a toda a comunidade educativa.
Estas actividades pretendem alertar a comunidade educativa para a importância do diagnóstico e tratamento precoce do pé da criança, como forma de assegurar o crescimento correcto e prevenir o aparecimento de alterações patológicas.
Conscientes de que a prevenção será o melhor tratamento, apelamos à participação de todos nesta iniciativa.

16 de mar. de 2009

Para mim só o melhor

No âmbito do projecto “Escola Promotora de Saúde" com o lema Para Mim Só o Melhor, será feita todas as semanas, e até ao final do ano lectivo, a divulgação e promoção semanal de um alimento. O objectivo é dar a conhecer vantagens dos alimentos saudáveis e motivar os alunos para o seu consumo.
Na 1ª semana pesquisámos receitas com laranjas. Encontrámos um pudim de laranja (sem ovos!!) e um prato de carne de porco com laranja.
Esta semana o alimento é o quivi ou kiwi (quiuí) como preferirem. E fomos pesquisar…

Sabia que o kiwi é o fruto mais rico em nutrientes?
O facto do kiwi ser uma baga confere-lhe propriedades nutritivas superiores, quando comparado com outros frutos. Estas propriedades nutritivas provêm das sementes que constituem o kiwi e que são naturalmente ingeridas com a polpa.
Por outro lado, como não é necessário cozinha-lo para ser consumido, podem-se aproveitar integralmente todos os nutrientes.
O kiwi tem pelo menos 8 nutrientes benéficos para a saúde!!! (Lachance, 1997)

Sabia que o kiwi é um dos frutos com maior concentração em vitamina c?
O kiwi é o fruto mais rico em Vitamina C (concentração três vezes superior à da laranja).

Sabia que o kiwi é uma fonte importante de fibra podendo ser utilizado como laxante natural?
Um kiwi, fornece uma dose de fibras crua superior à de um prato de flocos de cereais, com a vantagem de não necessitar de ser acompanhado de alimentos gordos ou doces.

Sabia que o kiwi é extremamente baixo em calorias?
Um kiwi médio fornece aproximadamente 65 Kcal, uma vez que 90% do seu peso é constituído por água.

Sabia que o kiwi é um antioxidante natural, o que permite prevenir o cancro e outras doenças?
Possui compostos com efeitos preventivos do cancro, doenças cardiovasculares e doenças de foro intestinal.

Sabia que o kiwi é uma fonte importante em ácido fólico?
Na gravidez, em fase de crescimento e em situações de cicatrização, o ácido fólico tem um papel fundamental. O ácido fólico degrada-se com a cozedura, mas como o kiwi é ingerido em fresco, torna-se uma das únicas fontes deste nutriente.

Sabia que os kiwis de Portugal têm características excepcionais?
Devido à conjugação das características de solo e de clima (elevado número de horas de sol) aliado a técnicas tradicionais de produção, assim como à sua colheita tardia, o kiwi português é colhido “maduro”, pelo que os kiwis de Portugal apresentam características de sabor superiores (mais doces e aromáticos).

Sabia que o kiwi tem imensas utilidades em culinária?
O kiwi pode ser consumido em sanduíches, saladas de hortícolas ou de fruta, em puré, em sobremesas, em bebidas e naturalmente inteiro. Já experimentou cortar um kiwi ao meio e comê-lo com uma colher?!

Sabia que um kiwi médio (100g) possui:
Valor energético – 62 Kcal
Gordura Total – 0g
Colesterol / Gordura saturada – 0g
Hidratos de Carbono Totais – 13g
Fibra dietética – 3,3g
Açucares – 12g
Proteínas – 1,3g
Vitamina E – 4mg
Vitamina C – 107mg
Cálcio – 36mg

in http://www.apk.com.pt/index.php?lg=1&id=2&st=1

10 de mar. de 2009

O Algodão não engana…

Verifica que um copo vazio está… cheio de ar.

Vais precisar de:

- 1 copo transparente

- 1 pedaço de algodão

- 1 lavatório cheio de água

1.º Prende o algodão no fundo do copo. Vira o copo ao contrário e mergulha-o no lavatório. O copo deve ficar totalmente coberto pela água.

2.º Retira o copo do lavatório, mantendo-o virado ao contrário. Toca no lenço. Está molhado?


Quando tiras um copo do armário, parece-te que está vazio, mas na realidade… está cheio de ar! O ar ocupa todo o interior do copo. Quando mergulhas o copo virado ao contrário no lavatório, a água não consegue entrar porque o copo já está cheio de ar. É por isso que o algodão continua seco.

9 de mar. de 2009

PROVÉRBIOS POPULARES - Março

Ana Augusta

Nasce a erva em Março, ainda que lhe dêem com um maço.

Andreia

Março virado de rabo é pior que o Diabo.


Em Março tanto durmo como faço.

Março marçagão, manhãs de Inverno, tardes de Verão.

Março, chove cada dia seu pedaço.

Quando em Março arrulha a perdiz, ano feliz.

Quem em Março não merenda, aos mortos se encomenda.

Se queres bom cabaço, semeia em Março.

Sol de Março queima a dama no Paço.

Março amoroso faz o ano formoso.

6 de mar. de 2009

Energia Eólica


(foto de António Vaz)

O vento é uma fonte de energia renovável, limpa e inesgotável. O aproveitamento da energia eólica para a produção de electricidade é feito, recorrendo a torres metálicas com uma altura entre 25 e 80 metros e por turbinas de duas a três pás.

18 de fev. de 2009

O grão de milho


Gil encontrou um grão de milho no meio da rua. Como tinha as algibeiras furadas, foi bater à porta de uma comadre e pediu-lhe para guardar o grão de milho. Mas uma galinha da comadre comeu-o e quando o Gil voltou para levar o seu grão, a comadre contou o sucedido.
Então ele todo contente disse que assim lhe levava a galinha.

Desenho e composição da aluna Ana Augusta

11 de fev. de 2009

Partes constituintes das plantas

As plantas são diferentes umas das outras.
Todas têm raiz, caule e folhas, mas só algumas têm flores e frutos.


Desenho da Liliana Silva

9 de fev. de 2009

O Osvaldo, a ovelha, o lobo e a couve

O Osvaldo, acompanhado por uma ovelha, um lobo e uma enorme couve, aproxima-se da margem de um rio que tem de atravessar. Depara-se-lhe uma barca tão pequena que de cada vez só pode levar-se a si próprio e a um dos seus acompanhantes. Mas, se deixa a ovelha e a couve sozinhas numa margem, aquela será devorada por este.

Como lhe poderás organizar as viagens de modo a no fim estar na outra margem com os seus três acompanhantes?


O Luís conseguiu resolver e revela a solução no seu desenho.





Podes jogar aqui

5 de fev. de 2009

Escola sem ruído

Poema "Chuva" de António Mota




Chove chuva
Chuva chove.
Chove chuva
Chove cá.
Já choveu
Uma chuvada
Numa chávena de chá.

Numa chávena de chá.
Numa chávena chinesa.
Chove chuva
Chuva chove.
No chá da D. Teresa.

Chove chuva
Chuva chove.
Chove chuva
Chove cá.
Já estou farto de chuva.
Quero tomar um chá.

4 de fev. de 2009

PROVÉRBIOS POPULARES - Fevereiro

- Fevereiro é o mais curto mês e menos cortês.


- Fevereiro quente não vejas tu nem o teu parente.


- Rindo-se vai Fevereiro, porque jejum no seu dia primeiro.


- Quem andar a gosto, não sai de casa em Fevereiro.


- Fevereiro enxuto, rói mais pão do que quantos ratos há no mundo.


- Quando não chove em Fevereiro, nem bom prado, nem bom centeio.


- Para parte de Fevereiro, guarda a lenha no quinteiro.


- Fevereiro enganou a velha ao soalheiro.


- A Fevereiro e ao rapaz perdoa-se tudo quanto faz, contanto que o Fevereiro não seja Verão, nem o rapaz ladrão.


- Em Fevereiro chuva, em Agosto uva.


- Em dia de S. Matias começam as enxertias.


- Em Fevereiro põe o teu fumeiro.


- Em Fevereiro mata-se o carneiro.


Pelos alunos Lara, Fábio e Marco





2 de fev. de 2009

2 de Fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias


Se a Candelária* chora, está o Inverno fora, se a Candelária está a rir, está o Inverno para vir.



*Candelária – 2 de Fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias



A Igreja celebra no dia de hoje a festa de Nossa Senhora das Candeias e o percurso d’ Esta com o Seu Menino até ao Templo. Jesus, apresentado a Deus no templo de Jerusalém, representa a Luz que afastou as trevas do mundo e oferece aos homens a fonte da verdadeira Alegria e única Esperança.

Este dia, também denominado de Purificação de Nossa Senhora (Purificação da Santíssima Virgem e da Apresentação do Menino Jesus no Templo) faz-nos recordar a Lei mosaica: a mulher que tivesse um filho varão, primogénito, consagraria este a Deus. Para a mãe poder ficar com ele, para “resgatá-lo”, tinha de ir ao Templo fazer uma oferta. As pessoas pobres, como José e Maria, ofereciam rolas ou pombinhas. Também era necessário aguardar 4o dias, tempo necessário para a mulher ficar pura, após o parto. Com efeito, após ter o filho, a mulher daquele tempo era considerada “impura” durante aquele lapso de tempo.

Em consonância com aquilo que Jesus afirmou – “ Eu sou a Luz do Mundo” - Nossa Senhora transportava essa mesma Luz do Mundo… Como hoje nós já não podemos levar o Menino Jesus ao colo, transportamos uma vela, que significa essa mesma Luz de Jesus Cristo. Quando deixamos uma vela acesa na Igreja, tal significa que, embora não estejamos presentes fisicamente, estamos contudo presentes em espírito.

21 de jan. de 2009

LENGALENGAS

Sola Sapato

Sola, sapato,
Rei, rainha
Foi ao mar
Buscar sardinha
Para a mulher
do juiz
Que está presa
Pelo nariz;
Salta a pulga
Na balança
Que vai ter
Até à França,
Os cavalos
A correr
As meninas
A aprender,
Qual será
A mais bonita
Que se vai
Esconder?

recolha de Luísa Ducla Soares

12 de jan. de 2009

Tangram


O Tangram é um quebra-cabeça chinês antigo. O nome significa "7 tábuas da sabedoria".
O jogo tem várias peças, com tamanhos variados. O aluno estuda área, polígono, perímetro e até frações...
Ele é composto de sete peças (chamadas de tans) que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado:
• 5 triângulos de vários tamanhos
• 1 quadrado
• 1 paralelogramo
Além do quadrado, diversas outras formas podem ser obtidas, sempre observando duas regras:
• Todas as peças devem ser usadas
• Não é permitido sobrepor as peças.

Lenda
Origem do tangran
Diz a lenda que um jovem chinês, ao despedir-se de seu mestre para uma grande viagem pelo mundo, recebeu um espelho de forma quadrada e ouviu:
- Com esse espelho, você registará tudo o que você verá durante a viagem, para mostrar-me na volta.
O discípulo, surpreso, indagou:
- Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem?
No momento em que dizia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças. Então o mestre disse:
- Agora, você poderá com essas sete peças construir figuras para ilustrar o que verá durante a viagem.
E assim o jovem foi ilustrando as figuras que foi vendo e formou o Tangram.Com essa descoberta os chineses passaram o Tangram para todo o mundo e com isso ficou muito famoso.

in http://pt.wikipedia.org/wiki/Tangram

Trabalho de pesquisa realizado pela Liliana Sá

Geoplano


O que é o Geoplano?

O geoplano é um recurso utilizado para auxiliar os professores no trabalho e ensino das figuras e formas geométricas planas, e tudo o que lhes relaciona.

No Geoplano podem ser abordados vários conceitos de medida, de vértice, de aresta, de lado, de simetria, área, perímetro, ampliação e redução de figuras.
É composto por um tabuleiro quadrado, rectangular ou mesmo circular que em cada vértice dos quadrados formados fixa-se um prego numa determinada distribuição, onde se prenderão os elásticos, usados para “desenhar” sobre o geoplano.
Podem ser confeccionados em madeira natural ou pintados. Pode ser construido em casa. É necessário ter cuidado com as marcações dos quadrados para que fiquem com as mesmas medidas. Podem-se criar geoplanos de vários tamanhos, de acordo com o nº de pinos em cada lado, por exemplo, 5×5, ou seja, cada lado do geoplano tem 5 pinos (pregos).
Nos tempos de hoje, com o auxílio da informática, foi criado um software do Geoplano. É mais uma forma de interacção da máquina com o homem em benefício da construção de conceitos matemáticos.

in http://4pilares.zi-yu.com/?page_id=223

Trabalho de pesquisa realizado pela Lara

Cai neve em Vila Cova


Eu no dia 9 de Janeiro de 2009 acordei de manhã para ir para a escola, levantei a persiana da janela e reparei que estava a nevar. Nem queria acreditar no que estava a ver! O sonho de ver cair neve tornou-se realidade. Nunca mais vou esquecer. Tirámos fotografias e depois fui para a escola, onde brinquei com os meus amigos e com a neve. De certeza que nunca mais esquecerei. A última vez que caiu neve em Vila Cova o meu pai era da minha idade. Foi lindo! Espero voltar a ver.

pelo Marco

8 de jan. de 2009

Ai que frio!!





Está mesmo muito frriiioooo!!!

Provérbios Janeiro II

Provérbios Janeiro II - Mais recolhas feita pelos alunos da turma.

- Calças brancas em Janeiro é sinal de pouco dinheiro.
- Janeiro fora mais hora, e quem bem contar, hora e meia há-de achar.
- Quem azeite colhe antes de Janeiro, azeite deixa no madeiro.
pelo Fábio


- Bons dias em Janeiro enganam os homens em Fevereiro.
- Comer laranjas em Janeiro, é dar que fazer ao coveiro.
- Janeiro molhado, se não cria pão, cria gado.
pela Lara


- Em Janeiro sete casacos e um sombreiro.
- Luar de Janeiro é o primeiro.
pela Margarida


- Em Janeiro chouriça no fumeiro.
- Em Janeiro esta-se bem de volta do telheiro.
pelo Marco

7 de jan. de 2009

Esquadra 501





Ontem passaram três aviões por cima da nossa escola. Com a ajuda do nosso professor, ficámos a saber que os aviões se chamam C 130. Ele também nos ajudou a pesquisar na internet mais informações e encontrámos um filme sobre o avião.

O avião C 130 pertence à esquadra 501 da Força Aérea Portuguesa e tem como lema “Onde necessário, quando necessário”. No filme vimos que esta esquadra, também conhecida por bisontes, faz missões de transporte aéreo, combate a fogos florestais e de patrulhamento marítimo.





Provérbios mês de Janeiro

Janeiro frio ou temperado, passa-o enroupado.

A água de Janeiro vale dinheiro.

Em Janeiro, um porco ao sol, outro no fumeiro.

Janeiro inteiro, um salto de carneiro.

Janeiro como entra assim sai.

Janeiro quente traz o diabo no ventre.